quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Coral da FENABB Eutímia Maciel Moreira

Vimos a público divulgar o Coral da FENABB Eutímia Maciel Moreira, o Coral está se estruturando desde maio deste ano (2011) e irá fazer a sua primeira apresentação no dia 27 de agosto no Teatro da Ribeira dos Icós, lançando o Coral a sociedade, na oportunidade teremos apresentações dos alunos do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta. O Coral hoje conta com o apoio do Banco do Brasil e a FENABB (Federação das AABB's) e tem como regente o músico Daniel Bruno B. Martins, conhecido como Bruno Kaoss, sob a supervisão da Presidente da AABB de Icó Meire Penaforte.

O coro é formado por associados a AABB e sociedade em geral, e ainda está com inscrições abertas, quem se interessar bastar entrar em contato com o regente pelo telefone 88.9610.5242 ou compareça aos ensaios, todas as sextas de 19h ás 20h e aos sábados das 17h ás 18h.

O nome do coral FENABB Eutímia Maciel Moreira é uma homenagem a saudosa Timinha.
Saiba um pouco sobre ela:

Eutímia Maciel Moreira, conhecida carinhosamente como Timinha. Nascida em Alto Santo-CE, em 1925, foi criada desde um ano de idade em Icó, sendo membro da tradicional família Moreira.
Essa grande Icoense foi, em conjunto com sua irmã Mazinha, símbolo da educação no Icó, cujos trabalhos no Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim duraram décadas de dedicação e esforço no sentido de melhorar a cultura de nossa cidade e de nosso povo.

Timinha representava muito para as tradições de Icó. Seu grande papel de transmitir os conhecimentos acumulados de geração em geração fizeram com que algumas tradições não se perdessem no esquecimento. Sem ela as Coroações de Nossa Senhora, aos finais de maio, não teriam se perpetuado e não teriam o mesmo valor cultural que tem na atualidade. 

Lembro-me muito bem de sua insistência em cantar as ladaínhas antigas, tanto no Bonfim, na Expectação, no Monte e na esquecida Rosário, em latim, mesmo com as dificuldades encontradas após as tendências teológicas da Teologia da Libertação, que via com maus olhos tudo aquilo que representasse retorno ao passado. Uma verdadeira destruição do patrimônio imaterial, que tomara tenha passado, mas que a ignorância de algumas pessoas acha, ainda, que não tem valor.

Com Timinha vão, também, grande parte da Memória do Icó.

Fontes 1: Fabrício Moreira da Costa.

Postado do blog Opinion - Washington Luiz Peixoto Vieira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário