quinta-feira, 30 de junho de 2011

Do Icó é Notícia... Amicó e Paróquias de Icó se unem para o "Dia do Vaqueiro Icoense e Missa Sertaneja"



Mais um reforço de peso para homenagear um dos símbolos nordestinos. As paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de Nossa Senhora do Rosário, ambas do Icó, através da pessoa do Frei Alcebíades, juntamente com a Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) confirmaram o trabalho conjunto para o "Dia do Vaqueiro Icoense e Missa Sertaneja".

O evento busca reforçar a identidade do Icó, que tem na figura do vaqueiro um dos pilares da construção do povoado à margem do Salgado. O novo nome acrescentado diz respeito ao evento que será realizado paralelamente pela Igreja de Icó, que havia marcado para a mesma data a reunião das comunidades rurais de Icó.

PROGRAMAÇÃO - O evento será realizado no dia 02 de julho, sábado, e será realizado durante toda a manhã. A concentração dos vaqueiros será no estacionamento da Faculdade Vale do Salgado (FVS), na Rua Monsenhor Frota, 609, no Centro, a partir das 7h30.

Às 9hs terá início a cavalgada, passando pelas principais ruas de Icó. O trajeto seguirá a seguinte rota: Rua Monsenhor Frota - Rua Ilídio Sampaio ("Rua Grande") - Rua Monsenhor Antero - Avenida Nogeuria Acioly - Rua Josefa Nogueira Monteiro.

O caminho prossegue à caminho da casa de shows Kanecão, onde será realizada a Missa Sertaneja, em versos, além de apresentações culturais, como declamações, aboios e improvisações. Na ocasião, haverá a homenagem a "Jorge Locutor".

A primeira edição do Dia do Vaqueiro, após o período de 70 anos sem a realização de um evento similar, tem a realização conjunta das paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de Nossa Senhora do Rosário, ambas do Icó, juntamente com a Amicó e o apoio da Icó Variedades, Macavi, Faculdade Vale do Salgado, Prefeitura Municipal de Icó, através do serviço de limpeza e Contran, Icó é Notícia e Brasil FM.

AMICÓ - A Associação Filhos e Amigos de Icó foi criada no ano de 2010 e propõe ações que fortaleçam a educação, cultura, saúde, agricultura, esporte, dentre outros temas importantes que tragham benefício à sociedade local.

A Amicó realizou o I Jogo Beneficente, em dezembro de 2010, na AABB de Icó, cujos alimentos foram destinados à Campanha Natal Sem Fome, da Loja Maçônica Cavalheiros da Liberdade Nº 21, de Icó.

Além disso, a Associação realizou a Campanha de Conscientização do voto, nas Eleições gerais de 2010, e foi parceira na doação de sangue realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro de 2011.

O VAQUEIRO EM ICÓ - O registro mais antigo do trabalho do vaqueiro em terras icoenses é de 1719 quando, nas imediações de Icó, já haviam fazendeiros com quatro mil rezes. Da ribeira, a produção era destinada à Aracati (CE), um dos principais portos da época, além dos estados de Bahia, Pernambuco e Paraíba. As informações são do Álbum Fotográfico de Propaganda Bilingue (Português e Italiano) de 1925, organizado no Governo do Desembargador José Moreira da Rocha.

A estratégica localização do Icó, com área fronteiriça entre Rio Grande do Norte e Paraíba e às margens do Rio Salgado facilitaram o crescimento da "Princesa dos Sertões". E um dos principais motores foi o vaqueiro, com a lida diária do rebanho bovino.

Um comentário:

  1. Parabéns ao povo de Icó que tem a frente do seu rebanho, com certeza sedento de Deus, o grende Pastor Frei Bida. A nossa querida água Branca-PB, já teve a oportunidade de ser pastoreada por este incansável missionário Frei Bida.
    E Missa Sertaneja foi um dos grandes marcos da sua passagem aqui em Nossa Paróquia.
    Vocês Icoenses, em especial os paroquianos de Nossa Senhora da Expectação estão em boas mãos e bem conduzidos por este admirável Pastor. Que Deus os abençõe.Abraços a todos.
    Ass... Norma Sueli.

    ResponderExcluir