Podem disputar uma das vagas somente candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e que obtiveram nota maior do que zero na redação. O IFCE ofereceu aos candidatos do Sisu 1.430 vagas em 14 municípios. Desse total, 375 vagas são para Fortaleza e 1.055 para Região Metropolitana e Interior (veja quadro ao lado).
Ao contrário da Universidade Federal do Ceará (UFC), que selecionou no começo do ano alunos para o primeiro e o segundo semestres, o IFCE optou por dividir a seleção no Sisu. O pró-reitor de ensino do IFCE, Gilmar Lopes, explica que a decisão segue o histórico da instituição de fazer dois processos seletivos por ano.
“Fizemos isso precavendo evasão de matrículas no meio do ano. É também oportunidade para quem optou por outra instituição e agora pode vir para o IFCE”, aponta. O pró-reitor lembra que até o dia 19 os candidatos podem escolher duas opções de cursos em universidades e institutos federais que oferecem vagas no Sisu. Hoje e amanhã serão divulgadas as “notas de corte” no sistema, a partir da proporção de vagas e concorrentes. Mesmo depois de inscrito, é possível mudar as opções de curso no sistema.
Interiorização
Para Gilmar, a nova seleção por meio do Sisu deve atrair estudantes da própria região dos 17 municípios em que o IFCE mantém cursos de nível superior. “A procura de estudantes de outros municípios foi baixa (na seleção do começo do ano). Nesse momento esperamos pessoas da mesma região”, projeta.O pró-reitor cita a expansão do IFCE no Interior, hoje presente em 17 municípios. Até o fim do ano, de acordo com Gilmar, também devem iniciar as atividades dos campi de Morada Nova, Camocim, Ubajara e Tabuleiro do Norte.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
A seleção do IFCE ocorre pelo site www.sisu.mec.gov.br. É preciso ter feito o Enem no ano passado para concorrer. Além do IFCE, outras 45 instituições de todo o Brasil ofertaram vagas no Sisu para o segundo semestre deste ano.
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário