domingo, 19 de junho de 2011

IFCE oferece vagas através do Sisu em 14 municípios, Iguatu e Cedro na lista



Estão abertas as inscrições para candidatos aos cursos superiores oferecidos pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os interessados devem se inscrever pela Internet no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, até domingo (19).

Podem disputar uma das vagas somente candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e que obtiveram nota maior do que zero na redação. O IFCE ofereceu aos candidatos do Sisu 1.430 vagas em 14 municípios. Desse total, 375 vagas são para Fortaleza e 1.055 para Região Metropolitana e Interior (veja quadro ao lado).

Ao contrário da Universidade Federal do Ceará (UFC), que selecionou no começo do ano alunos para o primeiro e o segundo semestres, o IFCE optou por dividir a seleção no Sisu. O pró-reitor de ensino do IFCE, Gilmar Lopes, explica que a decisão segue o histórico da instituição de fazer dois processos seletivos por ano.

“Fizemos isso precavendo evasão de matrículas no meio do ano. É também oportunidade para quem optou por outra instituição e agora pode vir para o IFCE”, aponta. O pró-reitor lembra que até o dia 19 os candidatos podem escolher duas opções de cursos em universidades e institutos federais que oferecem vagas no Sisu. Hoje e amanhã serão divulgadas as “notas de corte” no sistema, a partir da proporção de vagas e concorrentes. Mesmo depois de inscrito, é possível mudar as opções de curso no sistema.

Interiorização
Para Gilmar, a nova seleção por meio do Sisu deve atrair estudantes da própria região dos 17 municípios em que o IFCE mantém cursos de nível superior. “A procura de estudantes de outros municípios foi baixa (na seleção do começo do ano). Nesse momento esperamos pessoas da mesma região”, projeta.

O pró-reitor cita a expansão do IFCE no Interior, hoje presente em 17 municípios. Até o fim do ano, de acordo com Gilmar, também devem iniciar as atividades dos campi de Morada Nova, Camocim, Ubajara e Tabuleiro do Norte.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

A seleção do IFCE ocorre pelo site www.sisu.mec.gov.br. É preciso ter feito o Enem no ano passado para concorrer. Além do IFCE, outras 45 instituições de todo o Brasil ofertaram vagas no Sisu para o segundo semestre deste ano.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário